A avaliação genética é baseada nas informações de fenótipo, nessa medida, é fortemente influenciada pelos factores ambientais como o maneio alimentar, o reprodutivo ou o sanitário. Desta forma, as condições disponibilizadas a cada animal, como o clima, o solo ou o conforto térmico podem interferir no cálculo do seu mérito genético.

O sequenciamento completo do DNA de várias espécies e o mapeamento dos marcadores moleculares ou SNP (Single Nucleotide Polymorphism), permitiram a inclusão da informação genómica nos programas de melhoramento. O uso das novas técnicas de biotecnologia permite que o potencial genético de um animal seja determinado com maior precisão, garantindo maior eficiência, rapidez na obtenção de ganhos genéticos e redução dos custos de selecção.

A avaliação genómica inclui a informação obtida a partir dos marcadores de DNA testados para um determinado indivíduo, complementada com informações do pedigree, podendo incluir informações relativas à progénie (descendência). Em suma, as provas genómicas são baseadas nos mesmos princípios das provas tradicionais, mas adicionam informações contidas no DNA para incrementar a confiabilidade.

Actualmente e dada a relação existente entre os marcadores moleculares e os genes associados às características de importância económica, é possível estimar com segurança o provável desempenho de um animal logo após o seu nascimento.

Pela sua crescente relevância, a genotipagem tem vindo a afirmar-se como metodologia de selecção dos jovens animais. Em breve, todos os animais nascidos numa exploração serão avaliados e a sua eventual recria será determinada em função do seu valor ou das suas características.

A integração desta tecnologia nas explorações deve ser precedida do estabelecimento de um protocolo que identifique claramente os objectivos e a metodologia a seguir. Dispor desta ferramenta de selecção, permite concentrar os esforços de recria nos animais mais aptos para a função e posteriormente desenhar um programa de emparelhamentos que garanta o melhoramento das novas gerações.

Ao assegurar a selecção das jovens fêmeas, asseguramos vacas mais produtivas, longevas e que melhor se adaptam à realidade do maneio de cada exploração.

Seleccionar hoje, é garantir o amanhã.

 

 

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o nosso website, concorda com a nossa política de privacidade.